Frio chegou mais forte e mais cedo em 2021 no Brasil, diz meteorologista
02-07-2021

O avanço do frio não atingiu somente a região Sul, mas também o Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Produtores já estão contabilizando os prejuízos causados pelas geadas de terça-feira (29) e quarta-feira (30). Muitos prejuízos já podem ser contabilizados com o frio que chegou mais cedo neste ano. De acordo com o meteorologista, Luiz Renato Lazinski “se avaliarmos os dados a primeira onda de frio chegou já em fevereiro deste ano, já houve registro de geada nesta ocasião, as massas de ar estão muito fortes, como podemos observar este momento que estamos passando, não só na região Sul, mas em diversos pontos do Brasil”, salientou.

De acordo com informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) durante a madrugada as temperaturas chegaram a ficar abaixo de 0ºC em boa parte do estado, com destaque para o Sul do Paraná que registrou as menores temperaturas. No oeste do estado, na região de Cascavel, os termômetros registraram - 1.2ºC.  Em Marechal Candido Rondon/PR, região que também foi atingida pela geada na madrugada anterior, as preocupações com o milho safrinha só aumentam. Já no Mato Grosso, em Jaciara, a 148 km de Cuiabá, amanheceu coberta de gelo nesta quinta-feira (1º), depois que os termômetros chegaram a registrar 3°C.

Lazinski explica que em relação ao milho, as folhas que congelaram queimam. A partir do momento em que elas queimam, elas ficam transparentes e não servem mais para o consumo.  "O que preocupa é a intensidade e mesmo com o frio avançando, o estrago pode ser grande nas áreas da safrinha" completou.

De acordo com as projeções do Agrotempo, nesta sexta-feira (02/07) o frio começa a perder força em grande parte do país, mantendo as temperaturas mais baixas na região centro-sul. Desta forma, as condições para geadas amplas, como dos últimos dias, também diminuem e ficam restritas apenas aos estados do Sul e nas regiões mais altas do Sudeste. No entanto, a massa de ar frio impede a formação de nuvens carregadas sobre o interior do país, mantendo as chuvas confinadas no extremo norte e nordeste. 

Para o final de semana, as condições do tempo não sofrerão grandes variações. O frio continuará perdendo força, ficando cada vez menos intenso e mais restrito a faixa leste do sudeste e região Sul do país. E nos três estados do Sul, particularmente nas áreas mais altas, a condição para formação de geadas prevalecerá no decorrer dos próximos dias. E os indicativos de chuva não apontam uma mudança no padrão, mantendo os volumes restritos ao extremo Norte e Nordeste brasileiro. 

Por: AGROLINK

© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
: IMPAR AGENCIA WEB