Preço da soja é o menor desde 2020
22-01-2024

Os preços internos da soja enfrentam uma trajetória descendente

Os preços internos da soja enfrentam uma trajetória descendente, alcançando os níveis mais baixos desde agosto de 2020, conforme análise de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A falta de interesse por parte dos compradores em adquirir volumes expressivos da oleaginosa é atribuída à maior disponibilidade do grão no mercado, bem como ao baixo volume da safra 2023/24 já comprometido em contratos a termo pelos produtores.

Neste cenário, os vendedores optam por não negociar neste momento, considerando as menores produtividades nas áreas já colhidas. Além dos estados de Mato Grosso e Paraná, onde a colheita de soja já está em andamento, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás também iniciaram o processo. Entretanto, produtores dessas regiões relatam que a produtividade está abaixo das expectativas iniciais.

A expectativa do mercado se volta para possíveis reajustes nas próximas estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que, até o momento, apontam para uma produção de 157 milhões de toneladas de soja no Brasil.

AGROLINK

© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
: IMPAR AGENCIA WEB