Clima ameaça o rendimento das lavouras na Europa
11-05-2023

Chuvas e secas extremas representam desafios para o rendimento e a qualidade das colheitas

Atualizações recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam que os grãos e oleaginosas de inverno na Europa têm experimentado condições climáticas mistas. Embora as pancadas de chuvas tenham mantido perspectivas boas a excelentes para essas culturas, em grande parte do continente a seca e calor extremos nas áreas de cultivo do sudoeste, traz uma ameaça ao rendimento e à qualidade dessas culturas.

De acordo com o relatório, chuvas e trovoadas leves a moderadas têm sido persistentes em várias partes da Europa, incluindo Inglaterra, França, Polônia, oeste da Hungria e sul dos Bálcãs. Essas condições têm sido favoráveis para grãos e oleaginosas de inverno em estádios vegetativo a reprodutivo, principalmente no Nordeste. No entanto, um clima mais seco seria positivo na Alemanha e em partes do leste da França.

O relatório também observa que chuvas pesadas a excessivas se desenvolveram no norte da Itália, com totais de mais de 200 mm na região de Emilia-Romagna, causando inundações e danos à infraestrutura. Na Grécia, foram relatadas pancadas com intensidade moderados a fortes, assim como na Croácia e na Eslovênia.

Por outro lado, a seca intensificou-se em Portugal e Espanha, apesar das pancadas isoladas ao longo da costa noroeste. A precipitação acumulada no ano permaneceu a mais baixa já registrada na maioria das principais regiões produtoras da Espanha, com valores em 6 de maio de apenas 26% da média na Andaluzia, 25% em Castilla La Mancha e 49% da média em Castilla y León. Os impactos da seca na reprodução do trigo e da cevada de inverno foram exacerbados pelas temperaturas médias de 4 a 7°C acima do normal, com máximas diurnas atingindo rotineiramente os 30 graus (graus C) nas áreas de cultivo do centro e sul.

Essas condições climáticas podem ter um impacto significativo no rendimento e na qualidade dos grãos e oleaginosas de inverno na Europa. Embora as perspectivas gerais para essas culturas sejam de boas a excelentes. No geral, as condições climáticas para grãos de inverno e oleaginosas na Europa permanecem mistas. Enquanto algumas áreas estão experimentando condições favoráveis, outras estão enfrentando desafios que podem impactar negativamente o rendimento e a qualidade das safras. 

Por: AGROLINK

© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
: IMPAR AGENCIA WEB