Fungicida protetor multissítio é alternativa para citros
03-05-2021

Recém lançado no mercado brasileiro contra a ferrugem asiática na soja, o fungicida protetor multissítio Cuprital 700 foi liberado agora no Brasil também para o controle das principais doenças da cultura do citros. 

Fabricado pela Ascenza, o produto é recomendado contra a Pinta Preta, causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa), a Verrugose (Sphaceloma fawcetti) e principalmente nos programas de controle do Cancro Cítrico causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. Citri. 

De acordo com a fabricante, o Cuprital 700 é um fungicida bactericida com alta concentração de oxicloreto de cobre (Cu+2) na sua forma mais nobre. “O produto faz uma “blindagem” do pomar a fim de que ele possa enfrentar melhor os impactos das enfermidades e de outros estresses durante a safra”, diz a Ascenza.

O diretor comercial da marca no Brasil, Renato Francischelli, destaca que o uso do novo produto tem exatamente o intuito de diminuir o risco de desenvolvimento de resistência dos patógenos causadores das doenças, sempre de forma preventiva, antes da incidência dela. De acordo com ele, é imprescindível a realização de um manejo fitossanitário bem planejado desde o produto, doses, volumes de calda e até intervalos de aplicação.

“A ferramenta tem ação protetiva, agindo em diferentes locais dos patógenos (multissítio). Além de sua ação protetora, é essencial para o manejo de resistência das doenças, quando combinado com os produtos de sítio específico (Estrobilurinas & Triazóis)”, explica.

O Cuprital 700 tem três grandes pontos de destaque: formulação líquida com suspensão concentrada, alto índice de cobre metálico, 700 g/L e ele ainda é classificado toxicologicamente como categoria 5 – Produto Improvável de Causar Dano Agudo. Ou seja, dentre os produtos a` base de Cu+2 nas formulações WG e SC, ele é toxicologicamente menos restritivo. Além disso, é importante destacar a origem 100% mineral do produto.

Por conta de ser líquido proporciona facilidade de manuseio no abastecimento do aplicador; menor dose por hectare e como consequência indireta ao meio ambiente pois menos embalagens são descartadas. “Com ele há, sem dúvida, maior rendimento operacional. Para os pequenos citricultores a embalagem de litro facilita a aplicação pois poderá utilizar um litro por pulverizador de 2.000lts”, destaca Francischelli.

A concentração de oxicloreto de cobre do lançamento é de 1.196,8 g/L, o que equivale à 700 g/L de cobre metálico, fazendo com que o Cuprital 700 seja o fungicida nessa linha com a maior concentração do mineral no Brasil. Isto resulta em uma menor dose por hectare. O produto também pode ser aplicado em misturas com os fungicidas de sítio específico.

Por: Agrolink

PRODUCTS
CULTURES
SEE MORE CULTURES
NEWS
SEE MORE NEWS
TESTIMONIALS
For  34  years, a partnership that generates productivity.
SOCIAL MEDIA
SEE MORE
© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
POWERED BY: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET