Seca compromete produtividade da soja
27-03-2023

Reta final pode comprometer o enchimento de grãos e consequentemente a produtividade

Mais uma vez houve insuficiência de chuvas na maior parte do Estado, entre 13 e 19/03, o que, nesta reta final de produção, pode comprometer o enchimento de grãos e consequentemente a produtividade da soja.

O boletim semanal ressalta que, no aspecto visual houve um rápido aumento na coloração amarelada das lavouras, indicando os estágios finais de ciclo. Já a maturação das lavouras apresenta-se de maneira desuniforme, sendo observadas, em uma mesma planta, vagens secas, prestes a abrir e a perder os grãos por debulha natural, bem como vagens completamente verdes com grãos ainda em pleno crescimento.

Ainda de acordo com as informações divulgadas pela Emater, em parte das lavouras em maturação é observada a retenção foliar, com elevado número de folhas secas aderidas a planta, dando aspecto de maturação forçada devido à baixa umidade nos solos. A colheita teve prosseguimento e alcançou 4% da área cultivada. No entanto, a maior parte da cultura encontra-se em enchimento de grãos (52%) e em maturação 30%. Outros 12% estão em fase de floração. As lavouras colhidas ainda apresentam resultados entre 300 e 3.000 kg/ha, mantendo a grande amplitude da safra.

A área cultivada de soja no Estado é de 6.513.891 hectares. A produtividade está estimada em 2.175 kg/ha, representando um decréscimo de 30,52% na estimativa inicial.

Por: AGROLINK

© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
: IMPAR AGENCIA WEB