Clima é o responsável pelo atraso nas operações
A safra de soja deste ano no Brasil está apresentando um bom avanço na colheita em diversos estados, conforme informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Em Mato Grosso, a colheita está em fase final, restando apenas as lavouras mais tardias, semeadas em regiões mais arenosas. O rendimento e a qualidade dos grãos são considerados ótimos. Já em Goiás, a colheita está praticamente concluída na região Sudoeste, enquanto em Mato Grosso do Sul, a colheita tem evoluído, porém em ritmo oscilante, com as chuvas da última semana limitando as operações em alguns pontos.
Em São Paulo, os intervalos sem chuvas permitiram intensificar a colheita, principalmente nas áreas onde ocorre o plantio de segunda safra, enquanto em Minas Gerais, 2/3 da área já foi colhida e as condições gerais são boas.
No Paraná, pouco mais da metade da área foi colhida. A chuva ocorreu em menor intensidade na última semana e favoreceu a colheita, mas houve registro de danos nos grãos por excesso de umidade. Já no Rio Grande do Sul, a colheita foi iniciada, porém de forma bem incipiente. O déficit hídrico durante o ciclo limitou o potencial produtivo, mas ainda há expectativa de uma safra melhor que na anterior.
No Tocantins, as chuvas dos últimos dias impactaram o avanço da colheita, mas sem registros de avarias por excesso de umidade, as operações seguem em ritmo mais lento. Enquanto isso, no Maranhão, há grande variação na evolução da colheita entre as regiões, com o sul do estado em fase final de colheita e a região central recém-iniciada. Já no Piauí, algumas regiões apresentam redução de potencial produtivo em razão de déficit hídrico, mas as condições gerais permanecem boas.
De acordo com os dados divulgados pela Conab, até o dia 18 de março, a colheita apresentava um avanço médio de 62,5% em 12 estados produtores de soja. Na safra passada, nessa mesma época, o avanço foi de 70,6%.
Embora alguns estados tenham apresentado um avanço mais lento do que na safra passada, a expectativa é de uma safra de soja satisfatória em termos de produção e qualidade dos grãos.
A Conab reportou os avanços da colheita ao longo das últimas semanas, evidenciando que a colheita da safra de soja está em curso em todos os estados produtores, porém com níveis de progresso distintos. Em termos gerais, o progresso da colheita, considerando os 12 estados produtores, apresentou uma evolução de 9,1 pontos percentuais na última semana, passando de 53,4% para 62,5%.
No entanto, é importante destacar que, apesar do avanço, alguns estados ainda apresentam uma colheita abaixo do registrado na safra passada. É o caso do Maranhão, que apresenta uma redução de 6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, bem como de Bahia, Piauí e Minas Gerais, que também estão abaixo dos índices da safra passada.
Outros importantes produtores apresentaram um ritmo mais lento na colheita deste ano, como é o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, que registraram avanços inferiores em relação à safra anterior. Bem como São Paulo e Paraná, que apesar dos avanços em relação à semana anterior, ainda estão abaixo dos índices da safra passada.
No Rio Grande do Sul, a colheita ainda não teve início, resultado direto do déficit hídrico durante o ciclo, o que limitou o potencial produtivo.
Apesar dessas variações, as informações da Conab indicam que a qualidade dos grãos está sendo considerada boa em grande parte das áreas cultivadas. No entanto, é importante ressaltar que o cenário ainda pode mudar ao longo das próximas semanas, conforme a colheita avança e novas condições climáticas são registradas.
Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Por: AGROLINK
© 2020 ADUBOS COXILHA - ALL RIGHTS RESERVED