Os produtores gaúchos investiram pesado na última safra de trigo de inverno. Os resultados surpreenderam até as projeções mais otimistas e agora a expectativa seguem animadoras para a safra de verão do estado. A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) avaliou os impactos da safra deste ano.
A safra 2021/2022, por exemplo, somou 25,7 milhões de toneladas de grãos. O economista-chefe da Farmasul Antonio da Luz, recordou que a estiagem atingiu a última safra e foi responsável pela perda de 31% da produção gaúcha. Mesmo assim, a área de trigo do Rio Grande do Sul cresceu acima de 18%, com um total de 1,7 milhão de hectares.
A produção do estado aumentou em mais de 5,5 toneladas de trigo, segundo Luz, “o estado possui a missão de abastecer o mercado interno e externo” diz. Já o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, afirma “No ano passado, tivemos uma frustração, mas a resiliência do produtor rural fez com que ele voltasse à terra. Já estamos colhendo a maior safra de trigo da nossa história e possivelmente, estaremos colhendo a maior safra de grãos de verão”.
Por: AGROLINK
© 2020 ADUBOS COXILHA - ALL RIGHTS RESERVED