A passagem de uma frente fria ao longo desta segunda-feira (10/10), dá as condições para a formação de nuvens carregadas em boa parte da região sul. Além disso, na retaguarda das chuvas, existe uma massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas.
A frente fria será alimentada pelo ar quente e úmido proveniente da região amazônica, o que eleva a probabilidade de chuvas intensas sobre a região. Nos três estados os volumes podem superar os 50 mm pontualmente, como na grande região de Erechim (RS), Xanxerê (SC) e nas proximidades de Pato Branco (PR) onde a média das projeções aponta para 65 mm.
Nessas regiões onde as chuvas serão mais intensas, eventualmente, os temporais podem ser acompanhados de algum fenômeno de tempo adverso como vendavais, queda de granizo e muita chuva em curto período de tempo.
Contudo, ao sul do Rio Grande do Sul, o tempo será seco e frio onde há possibilidade do registro de geadas fracas e pontuais ao amanhecer. Durante a tarde, com a maior presença de nebulosidade, as temperaturas não sobem tanto sobre o norte gaúcho e Santa Catarina. Nos pontos de cima da serra, as máximas podem ficar próximas dos 10°C.
Ao longo dos próximos dias, a frente fria continua atuando sobre o sul, formando um corredor de instabilidades no centro-norte da região, o que poderá dificultar os trabalhos em campo.
Por: AGROLINK
© 2020 ADUBOS COXILHA - ALL RIGHTS RESERVED