La Niña persiste no RS no próximo trimestre
06-10-2022

Para o trimestre outubro-novembro-dezembro, a indicação é de continuidade do fenômeno La Niña, variando de intensidade fraca a moderada no início do trimestre, e de intensidade fraca, sobretudo a partir de dezembro, quando o La Niña deve perder intensidade.  Por causa do fenômeno, o Estado deve ser impactado pela passagem rápida de frentes frias, com chance de geadas tardias, especialmente em outubro e início de novembro, e chuvas abaixo da média.

O prognóstico climático para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2022 indica condições de precipitação pluvial abaixo da média para todo o Estado, com desvios negativos variando entre 100 e 200 mm na maioria das regiões. Nos meses de outubro e novembro, os maiores desvios negativos de precipitação ocorrem principalmente entre o centro-norte e noroeste do Rio Grande do Sul, enquanto que, em dezembro, as áreas mais atingidas pelos déficits de precipitação ocorrem especialmente no centro para o sul do Estado.

Em relação às temperaturas do ar, o mês de outubro deve ser marcado por anomalias negativas de temperatura. Nos meses de novembro e dezembro, as temperaturas devem estar mais próximas da média histórica. 

As informações são do Boletim trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Por: AGROLINK

© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
: IMPAR AGENCIA WEB