A cultura do milho está em fase de preparo de áreas e semeadura. Nas regiões com temperatura dos solos mais elevadas, a Oeste do Estado e próximas ao Rio Uruguai, a atividade foi mais intensa, aproveitando os dias de tempo sem chuva e estendendo-se até a noite. Nas regiões onde houve menores precipitações os produtores aproveitam para realizar a dessecação de manejo das plantas de cobertura, com previsão de intensificação do plantio na segunda quinzena de agosto, quando a temperatura dos solos deve se elevar, garantindo melhores condições para a germinação rápida e uniforme das sementes.
Conforme dados do boletim divulgado pela Emater, na regional de Santa Rosa, com o início do período preferencial de cultivo e as boas condições de umidade no solo, avançou a semeadura rapidamente, alcançando cerca de 30% da área projetada. Na de Ijuí, o início do plantio ocorreu em ritmo lento, atingindo cerca de 5% da área projetada, concentrando-se nos municípios da região Celeiro.
As baixas temperaturas e a alta umidade nos solos não favoreceram a operação, diminuindo os momentos com condições ideais para operação durante o período.
Por: AGROLINK
© 2020 ADUBOS COXILHA - ALL RIGHTS RESERVED