Segundo levantamento da AgRural a safra brasileira de soja 2020/21 estava 85% colhida no Brasil até a última quinta-feira (8). O número representa avanço de 7 pontos porcentuais em uma semana e supera ligeiramente os 84% da média de cinco anos, mas ainda é inferior aos 89% de um ano atrás.
Os trabalhos estão praticamente encerrados nos três estados do Centro-Oeste e em Rondônia, e avançam sobre os talhões finais do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. No Rio Grande do Sul, ainda há atraso em comparação com anos anteriores. “Mas, com tempo seco nos radares, as colheitadeiras devem ganhar grande impulso nesta semana”, prevê a AgRural.
No Mato Grosso, principal produtor nacional, que enfrentou atrasos em função das fortes chuvas em fevereiro, 99,91% das áreas de soja estão colhidas. Algumas áreas semeadas mais tardiamente vem compensando os rendimentos das primeiras áreas, que tiveram que enfrentar a seca, o que reforça as estimativas de que os produtores podem colher 57,81 sc/ha na média para o Estado, de acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Aplicada (Imea).
A consultoria estimou a produção brasileira de soja em 133 milhões de toneladas, no fim do mês passado. O número será revisado novamente na segunda quinzena de abril, informa.
Por: AGROLINK
© 2020 ADUBOS COXILHA - ALL RIGHTS RESERVED