Precipitação
A previsão de chuva acumulada entre os dias 26 de julho e 1 de agosto de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos para a Região Norte do país.
Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva que podem superar os 70 mm no extremo norte de Roraima e do Amapá, e também no noroeste do Amazonas e do Pará. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos serão inferiores a 10 mm.
Na Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva significativos, porém o tempo segue instável especialmente no leste, onde não se descarta a ocorrência de chuva de forma isolada.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a predominância de uma massa de ar seco durante a semana não irá favorecer a formação de nuvens de chuva nas regiões, contribuindo para ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar nestas áreas.
Para a Região Sul do país, a passagem de uma frente fria irá contribuir com áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná no dia 29/07 (sexta-feira). Os acumulados previstos deverão ficar na faixa de 30 mm.
A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 02 e 10 de agosto de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar volumes de chuva significativos no noroeste da Região Norte, na costa leste do Nordeste e no leste da Região Sul.
Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 50 e 80 mm no noroeste do Amazonas. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 40 mm.
Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos acumulados de chuva que podem ultrapassar os 80 mm na costa leste da região. Enquanto, na faixa norte da região são previstas chuvas em torno de 30 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 20 mm.
Na Região Centro-Oeste, previsão de totais de chuva em torno de 20 mm no Mato Grosso do Sul e em áreas do Mato Grosso.
Não há previsão de acumulados significativos de chuva na Região Sudeste. Entretanto, em áreas do litoral de São Paulo e do Rio de janeiro, podem ocorrer baixos acumulados de chuva em pontos isolados.
Na Região Sul, são previstos acumulados de chuva em grande parte da região, podendo ultrapassar 100 mm na faixa leste.
Notícia por: INMET
© 2020 ADUBOS COXILHA - ALL RIGHTS RESERVED