Na região de Caxias do Sul, as cultivares mais precoces de laranjas já estão em colheita nos locais de mesoclima mais quente. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (02/06) pelas gerências de Planejamento e Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), está em andamento a colheita de laranjas das variedades Salustiana, Rubi, do Céu e Bahia, bem como de bergamota Caí e Ponkan. Além da colheita, os produtores realizam tratos culturais, controle de pragas nos pomares e manejo da cobertura vegetal dos solos.
Na regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, a colheita de citros avança. As principais indústrias da região estão fazendo os primeiros testes com esmagamento de citros (bergamotas e laranjas) para avaliarem o rendimento e a qualidade do suco. O processamento efetivo para suco está previsto para início de junho. Causada pela estiagem da primavera, a redução de produção estimada é de aproximadamente 30%, especialmente da bergamota precoce e de outras variedades que estão em colheita no momento, além da laranja, que ainda deve ser confirmada.
Com relação às laranjas de ciclo precoce, a Céu precoce é a variedade com a colheita mais adiantada ? mais de 45%. Essa fruta não possui acidez e pode ser colhida antecipadamente, mesmo com a casca ainda esverdeada. Também estão em colheita a Seleta ? 20% já colhida ?, a Shamouti e a Umbigo Bahia ? 30% colhidas.
POR: EMATER/RS
© 2020 ADUBOS COXILHA - ALL RIGHTS RESERVED