Dia de Campo Pró-Milho abordará manejo do solo para minimizar efeitos da estiagem
04-01-2022

Acontece na quinta-feira (06/01), a partir das 14h, na propriedade dos agricultores Silvia e Dilson Thom, na localidade de Faxinal de Dentro, município de Vale do Sol, o Dia de Campo Pró-Milho. Para participar da atividade agricultores e técnicos interessados devem se inscrever no Escritório da Emater/RS-Ascar de Vale do Sol pelo telefone (51) 99594-2205 até a próxima quarta-feira (05/01). A atividade seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19 e os participantes devem usar máscara de forma adequada (cobrindo boca e nariz).

O Dia de Campo tem como objetivo avaliar o desempenho produtivo da lavoura de milho na Unidade de Referência Tecnológica (URT), implantada em setembro de 2020 e acompanhada tecnicamente em todo o ciclo da cultura. Serão abordados os temas manejo de solo e da cultura do milho, secagem e armazenagem de grãos e Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Segundo o extensionista rural agropecuário da Emater/RS-Ascar, André Macke Franck, a propriedade da família Thom foi escolhida para sediar o Dia de Campo "pelos resultados obtidos devido à adoção correta das técnicas de manejo e conservação de solo e pela secagem e armazenagem do milho na propriedade". Apesar da estiagem a louvara da família Thom registra bons índices produtivos, devendo colher cerca de 160 sacas por hectare.

O extensionista rural agropecuário e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Josemar Parise, explica que a produção de milho é estratégica tanto para pequenas quanto para as grandes propriedades rurais, pois gera renda com a venda direta do produto, é matéria prima na produção de proteína animal e produção de alimentos para as famílias e também é um importante alimento nas cadeias produtivas das grandes indústrias de proteína animal.

"Nas pequenas propriedades, o milho tem importância com foco social porque é uma fonte de matéria prima para ser transformada na proteína animal, produzindo alimentos para as famílias e gerando renda com a venda direta. Nas grandes propriedades, tem um papel importante na rotação de culturas pelo bom aporte de massa seca que incorpora ao solo devido ao seu sistema radicular. Nesse sistema de rotação, usando outros herbicidas com mecanismos diferentes dos utilizados na soja, o milho quebra a resistência de plantas invasoras, eliminando essas plantas e cortando ciclos de doenças e pragas, tendo um papel importante dentro do sistema de produção de grãos na rotação de culturas e fazendo a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo", avalia Parise.

A atividade integra as ações do Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O Programa visa incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no Estado.

No município de Vale do Sol, segundos dados do Censo Agropecuário de 2017, são cultivados 4.100 hectares com milho grão, com uma produção de 19.600 toneladas de milho grão ao ano. A cultura é cultivada por 1.419 famílias.

O Dia de Campo Pró-milho é promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Seapdr, em parceria com a Prefeitura de Vale do Sol e KWS Sementes.

Por: EMATER/RS

© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
: IMPAR AGENCIA WEB