Ações de agro têm ganhos expressivos e safra recorde justifica novas altas
27-07-2021

O período de pandemia reacendeu a força do agronegócio brasileiro não só no mercado interno, mas, sobretudo, em escala global. Com as sucessivas safras recordes registradas no campo, o setor caminha contra os efeitos da crise e garante ainda mais relevância para a atividade do país. Para além do Brasil, o segmento se beneficia de uma demanda externa a todo vapor e um estoque de grãos ainda estreito, fatores que empurram os preços do mercado internacional para cima e sustentam o otimismo sobre a produção interna. Em paralelo, os resultados atraentes fortalecem a imagem de empresas do setor na renda variável, que acumulam ganhos expressivos no ano.

Para além do Brasil, o segmento se beneficia de uma demanda externa a todo vapor e um estoque de grãos ainda estreito, fatores que empurram os preços do mercado internacional para cima e sustentam o otimismo sobre a produção interna. Em paralelo, os resultados atraentes fortalecem a imagem de empresas do setor como opção na renda variável, com ganhos expressivos no ano. E, à primeira vista, motivos não faltam para enxergar o agronegócio como uma oportunidade de investimento.

E, à primeira vista, motivos não faltam para enxergar o agronegócio como uma oportunidade de investimento. Ao considerar o bom desempenho do setor, George Wachsmann, sócio e chefe de gestão da Vitreo, chama atenção para a importância do agronegócio para o mercado mundial e, sobretudo, para o Brasil.

“É um setor que responde por mais de 25% do PIB e que, há 20 anos, cresce mais de 3,5% ao ano. É quase o coração da economia brasileira. Nós sentimos as dores da inflação, mas também as vantagens de ser um dos principais exportadores de diversas commodities agrícolas”, enfatiza.

Em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio alcançou a marca recorde de 24,31%. Com o resultado, o setor expandiu para 26,6% sua participação no PIB total, contra 20,5% no ano anterior. Os dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e levam em consideração o movimento de toda a cadeia do setor: produção, insumos, agroindústria e serviços.

Brasil. Ele atribui o potencial do país não só em relação à extensão de terra, mas no que diz respeito à capacidade de terra produtiva, além das boas condições climáticas para o cultivo de diversas commodities agrícolas. “Olhando para a economia, no ano passado a atividade teve um novo recorde e, neste ano, deve ter mais uma marca inédita de safra, mesmo com a crise hídrica”, avalia.

Mesmo que haja alguns percalços durante o caminho, o analista lembra que o agronegócio brasileiro ainda está em processo de transformação. “Tem a implementação da biotecnologia, o desenvolvimento de novas sementes e fertilizantes que vão dar um gás em toda a cadeia no longo prazo, além, é claro, da capacidade de aumentar a área cultivada do país e a modernização dos equipamentos usados no campo”.

Por: Valor Investe
© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
: IMPAR AGENCIA WEB