;
Dólar volta a R$ 5,15 no final do ano: Rabobank
23-03-2021

“Projetamos o dólar em 5,15 reais ao fim de 2021. Um maior ritmo de vacinação permitirá diminuir o risco fiscal decorrente da pandemia, retomar a economia e normalizar a taxa de juros, trazendo viés de apreciação ao real”. A estimativa é do Rabobank em seu estudo AgroInfo que contém as projeções, dados e análises do banco especializado em agronegócio, segundo o qual a moeda norte-americana baixaria para 5,05 reais em 2022.

O principal ponto focal de atenção salientado pela instituição financeira como “risco de depreciação” do Real é o ritmo de vacinação abaixo do esperado. De acordo com os analistas, isso “aumenta a probabilidade de deterioração das contas públicas”. Externamente, acrescentam, pode pressionar uma eventual “retirada dos estímulos monetários nas principais economias”, que impõe um “desafio aos ativos de países emergentes”.

“Atuando na outra direção”, aponta o Rabobank, a aceleração na distribuição de vacinas também tem papel importante. Outro fator que pode dar sustentação ao Real seriam “surpresas positivas na agenda de consolidação fiscal”, o que também atuaria na “descompressão dos prêmios de risco dos ativos locais”.

“Nossas projeções apontam para o PIB crescendo 3,2% em 2021 e 2,2% em 2022. Para a inflação, estimamos o IPCA em 3,9% em 2021 e em 3,5% em 2022. As pressões nos preços dos itens comercializáveis, advindas da combinação de moeda desvalorizada e preços crescentes das commodities, têm se mostrados mais persistentes que o esperado. Em nosso cenário, a Selic chegaria ao final de 2021 em 4,50% e em 5,50% em 2022”, concluem os analistas.


Por: AGROLINK

PRODUTOS
CULTURAS
VER TODAS AS CULTURAS
NOTÍCIAS
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Há 
34
anos, parceria que gera produtividade.
SOCIAL
VEJA MAIS
© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
DESENVOLVIDO POR: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET