NOTÍCIAS
19/06/2020
Cultura do trigo já alcança 43% de área plantada no RS

As lavouras plantadas antes das chuvas da semana estão bom estande de plantas

A cultura do trigo já alcança 43% de área plantada dos 915.712 hectares previstos para a safra 2020. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (18/06), em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), os produtores da região de Passo Fundo projetam um aumento de cerca de 30% da área de plantio em relação a 2019. Eles aguardam a diminuição da umidade dos solos, provocada pelas chuvas intensas no período, para retomar o plantio de trigo, que ocorre no período entre 10 de junho e 10 de julho. Já nas regionais de Frederico Westphalen, Santa Maria, Santa Rosa, Erechim, Bagé, Ijuí, Pelotas, Soledade e Caxias do Sul, a semana foi de ampliação das áreas de plantio. As lavouras implantadas estão em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo.

O informativo afirma que, na região de Frederico Westphalen, 60 mil hectares já foram implantados. Com a perspectiva de clima favorável e de bons preços, há tendência de elevação de 15% da área total a ser cultivada em relação ao ano anterior. Na de Santa Maria, a área plantada já chegou a 22 mil hectares, e também há perspectiva de aumento na área total em relação à safra passada. Na regional de Santa Rosa, o plantio avançou pouco devido aos solos muito úmidos, e área implantada já alcança 155 mil hectares.

As lavouras plantadas antes das chuvas da semana estão bom estande de plantas e apresentam entre uma a três folhas desenvolvidas. Na de Bagé, a combinação de fatores favoráveis, como preços em alta, perspectivas climáticas favoráveis e parcerias com empresas privadas, tem sido responsável pelo incremento na estimativa de 50% de aumento na área em relação à safra passada. Também é de 50% a tendência de aumento de área com trigo na região de Pelotas, em relação a 2019.

Fonte: Agrolink

GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
07/01/2020