NOTÍCIAS
22/05/2020
Setor de grãos da UE enfrenta crise do COVID-19

Principal problema ocorre com a farinha

No final de março, todos os sinais sugeriam que uma crise alimentar estava se formando na Europa. As prateleiras dos supermercados foram esvaziadas com pressa, à medida que os governos de todo o continente anunciavam os bloqueios em uma tentativa de limitar as mortes por coronavírus (COVID-19), comentou Michael King, do world-grain.com. 

“De fato, a pandemia do COVID-19, que diminuiu significativamente na maioria dos países da Europa Ocidental nas últimas semanas, provou que as cadeias de suprimento de alimentos agrícolas da Europa estão em boas condições, apesar dos muitos desafios operacionais, de produção e distribuição colocados pela contenção e bloqueio induzidos por coronavírus políticas”, indicou. 

Explicando as questões de gerenciamento da cadeia de suprimentos dos últimos três meses, Laurent Reverdy, secretário-geral da European Flour Millers 'Association, disse à World Grain que a pandemia afetou severamente os padrões de demanda, pois os consumidores estocavam produtos de baixo ou médio preço e alimentos básicos. 

“As imagens de prateleiras vazias em supermercados e lojas foram o resultado de um aumento excepcional na demanda dos consumidores por farinha de varejo em embalagens de 1 kg, pois as pessoas confinadas começaram a fazer mais panificação em casa”, explicou ele. 

Isso só foi problemático porque os moinhos de farinha tipicamente europeus concentram a produção em produtos de farinha voltados para o fornecimento entre empresas da indústria de processamento e dos setores HORECA (Hotel / Restaurante / Buffet). "Era necessário redirecionar os volumes destinados ao serviço de alimentos para supermercados e lojas de varejo, mas isso geralmente exige embalagens diferentes que nem sempre estão disponíveis na quantidade necessária ou levam tempo para serem importadas de outro país europeu", disse. 

Fonte: Agrolink

GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
07/01/2020
17/07/2017