;
AGROTEMPO: avanço de uma massa de ar seco mantém tempo estável
25-03-2021

A quinta-feira (25.03) será marcada pelo avanço  de uma massa de ar seco que  ganha força na parcela central do país, mantendo o tempo estável com poucas chances para formação das nuvens carregadas. Ao mesmo tempo, ao norte, a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantém as instabilidades em praticamente todas as áreas. Além disso, o avanço de novas instabilidades podem provocar temporais fortes no extremo sul do Brasil.

Já na sexta-feira (26.03), as instabilidades voltam a ganhar força ao sul, especialmente no sul do Rio Grande do Sul. Entre o sábado (27.03) e o domingo (28.03), as instabilidades avançam e vão influenciar de forma mais significativa o sul do Brasil e favorecendo a formação de uma nova frente fria e, assim, são esperados volumes de chuva significativos e temporais isolados no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. 

Nos próximos dias, seguem as condições de tempo instável em parte do norte e leste do Nordeste do país e de tempo mais ensolarado sem chuva em grande parte do Sudeste do Brasil, além do interior da Bahia e parte de Goiás e do Mato Grosso do Sul.

Saiba como será o tempo em cada região:


Região Norte

O posicionamento da ZCIT, juntamente com o forte calor e as instabilidades de altitude, continuam favorecendo o levantamento de ar e consequentemente a formação de temporais em praticamente toda a região norte do país. Porém, com um comportamento muito semelhante dos últimos dias, o extremo sul do estado do TO, ainda sofre a influência da massa de ar seco, o que acaba impedindo a formação de nuvens carregadas nesta região. Além do que, os temporais mais fortes ficarão no estado do PA, em especial nas regiões próximas à Tomé-Açu no nordeste do estado, e na grande região de Novo Progresso, ao sudoeste do estado. Nessas localidades, as pancadas de chuva podem ser fortes, em um curto período de tempo, e no decorrer do dia provocar acumulados na ordem dos 50 mm localmente. Nas demais localidades da região norte, o padrão será de temporais mais isolados, mas que poderão ser localmente fortes. 


Região Nordeste

Bem como em parte da região vizinha, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), favorece a formação de temporais em grande parte da região norte do nordeste. Esses temporais poderão gerar acumulados na casa dos 40 mm no decorrer do dia. As áreas que ficam em estado de atenção ficam ao norte do estado do MA, PI, CE, RN e à oeste da PB. Sendo que na faixa leste do RN e de PE as pancadas serão mais isoladas. Já nas áreas do sul do PI, PE, SE, AL, há chances para chuvas fracas e passageiras. Ao passo que em todo o estado da BA, o tempo será dominado pela massa de ar seco, mantendo o tempo firme e sem condições para chuvas.


Região Centro-Oeste

Para esta quinta-feira, os temporais ficarão restritos ao norte do estado do MT, especialmente na grande região de Aripuanã  e Alta Floresta  ao noroeste do estado, com acumulados na ordem dos 20mm, mas que podem ocorrer em um curto período de tempo. Entretanto, nas demais áreas da região sudeste, a massa de ar seco provoca forte influência no padrão do tempo, impedindo a formação de nuvens carregadas e deixando o tempo firme. Existe a possibilidade para a formação de temporais isolados e mal distribuídos no extremo sul do MS. Já nas demais áreas, o tempo segue firme sem condições para ocorrência de chuvas. Atenção para as altas temperaturas e os baixos índices de umidade relativa, especialmente no Bolsão Sul Matogrossense. 


Região Sudeste

A grande massa de ar seco, também predomina o tempo em todas as áreas da região sudeste, mantendo o tempo firme, com altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa, particularmente ao norte do estado de MG. Há condições para a formação de temporais isolados e mal distribuídos ao leste do estado de SP e sul Fluminense.


Região Sul

A permanência do cavado - região alongada de baixa pressão - mantém as instabilidades em boa parte da região sul nesta quinta-feira, em conjunto com essas instabilidades o forte calor e a umidade disponível favorece a formação de temporais, que podem ser fortes especialmente no oeste de SC. Além disso, a aproximação de novas instabilidades de um frente fria avançando pelo norte da Argentina e Uruguai vai favorecer a formação de fortes temporais no final do dia no extremo sul do estado gaúcho, com a possibilidade de serem acompanhados de raios, vendavais e eventual queda de granizo, com destaque para a região da Campanha. Em contraste com as chuvas, no norte do estado do PR, o tempo segue mais firme.



Por: AGROLINK

PRODUTOS
CULTURAS
VER TODAS AS CULTURAS
NOTÍCIAS
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Há 
34
anos, parceria que gera produtividade.
SOCIAL
VEJA MAIS
© 2020 ADUBOS COXILHA
- ALL RIGHTS RESERVED
DESENVOLVIDO POR: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET