NOTÍCIAS
26/04/2017
Comércio e investimentos bilaterais são temas em destaque na visita do chanceler da Tunísia
O debate sobre oportunidades para a dinamização dos fluxos de comércio e investimentos bilaterais e iniciativas voltadas para intensificar a cooperação entre o Brasil e a Tunísia são alguns dos principais temas a serem abordados durante a visita a  Brasília do ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Tunísia, Khemaïes Jhinaou nesta quinta-feira (27).

O ministro Jhinaou presidiu hoje (26), em São Paulo, a abertura do Fórum Econômico sobre Oportunidades de Negócios entre o Brasil e a Tunísia e manteve contatos com empresários brasileiros. Em Brasília, ele terá reunião de trabalho com o ministro Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores), com quem presidirá a cerimônia de abertura da III Sessão da Comissão Mista.

O programa em Brasília inclui ainda encontros na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, bem como nos ministérios do Turismo, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Desenvolvimento Social e Agrário. O ministro Jhinaoui deve, ainda, proferir palestra no Instituto Rio Branco sobre a transição democrática em seu país.

Nos últimos anos, o relacionamento bilateral com a Tunísia vem-se fortalecendo, com a intensificação de missões nas mais diversas áreas. A visita do Ministro Khemaïes Jhinaoui, a primeira de chanceler tunisiano ao Brasil em mais de dez anos, bem como a realização da III Sessão da Comista Brasil-Tunísia, atestam o novo momento das relações.

Além de temas da agenda regional e internacional, serão discutidas oportunidades para a dinamização dos fluxos de comércio e investimentos bilaterais, bem como iniciativas de cooperação em áreas como desenvolvimento social, educação, saúde e ciência e tecnologia.

Segundo o Itamaraty, no plano econômico-comercial, a Tunísia figura como o oitavo principal destino das exportações brasileiras para a África. A corrente de comércio bilateral em 2016 foi de US$ 245 milhões, com superávit brasileiro de US$ 150 milhões. Em dezembro de 2014, foi celebrado Acordo-Quadro de Comércio e Cooperação Econômica entre o Mercosul e a Tunísia.

Fonte: Comex do Brasi
GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
01/03/2017