NOTÍCIAS
25/03/2020
Microrganismos marinhos produzem antibióticos diferentes

Descoberta pode criar novas maneiras de combater pragas em lavouras

Um estudo recente da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) descobriu que os microrganismos marinhos se diferenciam dos terrestres ao ponto em que produzem antibióticos diferentes quando introduzidos sob pressões distintas. Essa descoberta pode fazer com que novos estudos sobre o microbioma do solo sejam inicializados.

De acordo com Paola Andrea Martínez Buitrago, mestre em ciências químicas pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), esse trabalho também pode ser de interesse médico. Neste grupo de pesquisa, em todo o mundo, geralmente trabalhamos com microrganismos obtidos das superfícies de algas e corais, mas é comum estudá-los em culturas de um único microrganismo.

"Normalmente, quando os microrganismos interagem em pares ou grupos grandes, eles tendem a produzir antibióticos para se defender. As moléculas obtidas podem ser antibióticos em potencial, portanto, a próxima fase deste trabalho é avaliar a atividade de todos esses novos compostos ", diz a pesquisadora, que acrescenta que estes poderão ser pensados ??no futuro para combater doenças em humanos ou pragas nas lavouras.

15 microrganismos foram selecionados a partir da linhagem do grupo de pesquisa, que contém mais de 200 microrganismos, um conjunto composto por 14 bactérias e um fungo. A seleção foi estabelecida a partir da revisão de artigos sobre estudos de coculturas semelhantes, entre os quais foram identificados critérios comuns, como conhecimento prévio dos microrganismos e o critério ecológico ou de pares formados por microrganismos recuperados da mesma amostra biológica, como se eles pudessem coexistir dessa maneira, seria um bom sinal tentar replicar essa interação no laboratório.

"Três co-culturas bastante interessantes foram encontradas, porque produziam compostos que não eram gerados em monocultura e vários deles não haviam sido relatados anteriormente na literatura, que era um dos nossos principais objetivos", diz.

Fonte: Agrolink

GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
07/01/2020