NOTÍCIAS
04/02/2020
Cientistas criam cereais com fixação de nitrogênio

Medida pode auxiliar a produção de alimentos, que tem uma demanda cada vez maior

Uma pesquisa realizada no MIT Voigt Laboratory, nos Estados Unidos, está realizando um sonho antigo da biotecnologia, que é a criação de culturas de cereais com fixação de nitrogênio.  Os cientistas estão modificando mitocôndrias e cloroplastos de plantas com genes de bactérias fixadoras de nitrogênio, os que poderia eventualmente substituir a necessidade de usar fertilizantes químicos nitrogenados para as culturas de cereais. 

“À medida que a demanda por alimentos aumenta devido ao crescimento e mudança das populações em todo o mundo, o aumento da produção agrícola tem sido um objetivo vital para pesquisadores agrícolas e sistemas alimentares que trabalham para garantir a disponibilidade suficiente de comida para atender às necessidades do mundo nos próximos anos”, dizem os pesquisadores. 

O nitrogênio é um nutriente essencial que permite o crescimento das plantas. Plantas como leguminosas podem se fornecer por meio de uma relação simbiótica com bactérias capazes de fixar o nitrogênio do ar e colocá-lo no solo, que é capturado pelas plantas através de suas raízes. Outros tipos de culturas, incluindo as principais culturas alimentares, como milho, trigo e arroz, geralmente dependem de fertilizantes adicionais para obter nitrogênio, incluindo esterco, composto e fertilizantes químicos. Sem elas, as plantas que crescem são menores e produzem menos grãos. 

A estratégia que os pesquisadores desenvolveram é direcionar genes específicos em bactérias fixadoras de nitrogênio que operam simbioticamente com leguminosas, chamadas genes nif. Esses genes causam a expressão de estruturas proteicas (grupos nitrogenase) que fixam nitrogênio no ar. Se esses genes pudessem ser transferidos e expressos com sucesso nas culturas de cereais, os fertilizantes químicos não seriam mais necessários para adicionar o nitrogênio necessário, uma vez que essas culturas poderiam obter nitrogênio sozinhos. 

Fonte:Agrolink

GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
07/01/2020
17/07/2017