NOTÍCIAS
17/07/2019
Conab estima produção de 32,3 milhões de toneladas de grãos no RS

Quanto às culturas de verão, a soja foi destaque no estado, com crescimento em relação a safra passada

Com a consolidação da safra de verão e a projeção da safra de inverno o Rio Grande do Sul confirma a posição de terceiro maior estado produtor de grãos, com 32,3 milhões de toneladas, 14,7% da safra nacional. Os números são do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019, divulgados recentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Um dos destaques do boletim foi o fechamento da colheita das culturas de verão e a projeção das áreas semeadas com as culturas de inverno.

O boletim indicou que o clima não foi favorável para a implantação dessas culturas devido ao excesso de precipitações em maio e à escassez de chuvas em junho. O trigo está entre os produtos que mais devem ser afetados, com uma redução de 10% para 3% do índice de crescimento da área semeada. A produção está prevista de 1,9 milhão de t.

Quanto às culturas de verão, a soja foi destaque no estado, com crescimento em relação a safra passada. O aumento de área foi de 1,5%, enquanto o de produtividade foi de 10,2% e de produção, 11,9%. Ao todo devem ser colhidas 19,1 milhões de t do grão, o que corresponde a 16,7% da produção nacional.

Com o arroz ocorreu o contrário. Houve diminuição de todos os indicadores: área (7,1%), produtividade (6%) e produção 7,4 milhões de t. Isso representa 70,9% da safra brasileira da cultura. O milho apresentou recorde de produtividade, com 7,7 t/ha.

A projeção inicial da safra das culturas de inverno indica que serão produzidas 2,8 mil t, com destaque para o trigo, 702,5 mil ha e produção de 1,2 milhão de t. Aveia (677,2 t), Canola (45,7 t), cevada (152,t) completam o restante da produção.

Fonte: Agrolink

GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS