NOTÍCIAS
01/04/2019
França divulga programa para agricultura sustentável
A França divulgou seu programa prioritário de pesquisa de 30 milhões de euros para continuar seu movimento em direção à redução do uso de pesticidas. Chamado de 'Cultiver et Protéger Autrement', ou cultivando e protegendo diferentemente, em tradução literal, o programa se concentrará no uso de medidas de agroecologia, biocontrole e prevenção para proporcionar uma agricultura sustentável e de alto desempenho.

O governo informou que o pensamento por trás do programa é baseado em três princípios, que são a prevenção (profilaxia), melhor aproveitamento da agroecologia e repensar as cadeias de valor. No relatório resumido do programa, revelado na Feira Agrícola Internacional de Paris, em fevereiro, os autores observam que a proteção de cultivos, como praticada atualmente na França e no mundo, depende fortemente de abordagens curativas, usando produtos eficazes de proteção de cultivos.

O relatório observa que um dos princípios básicos da agroecologia é buscar maior biodiversidade funcional para melhorar a regulação biológica e os serviços ecossistêmicos. Esse aumento, acrescenta, deve ser considerado em diferentes escalas espaciais e em diferentes escalas de tempo. A agroecologia, diz, torna possível não simplesmente procurar alternativas aos pesticidas, mas empregar alavancas que aumentam a regulação biológica e limitam a presença de pragas.

O programa identificou dois cursos de ação: apela a projetos sobre vários temas e em diferentes ondas, focados nas "frentes da ciência" e ferramentas de estruturação, e eventos para a comunidade científica e setor agrícola.

Fonte: Agrolink
GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS