NOTÍCIAS
12/12/2018
Cientistas revelam como as plantas percebem a temperatura
Cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside (Estados Unidos), liderados por Meng Chen, revelaram como as plantas percebem a temperatura. De acordo com o artigo publicado na revista Nature Communications, eles fizeram isso usando os gatilhos genéticos na planta modelo, Arabidopsis.  

Nesse cenário, os pesquisadores estudaram o papel do  fitocromo B , uma via de sinalização molecular que pode desempenhar um papel vital na maneira como as plantas reagem à temperatura. Eles observaram o  fitocromo B  em Arabidopsis a 21 graus centígrados e 27 graus centígrados sob luz vermelha, sendo que o comprimento de onda monocromático permitiu que a equipe estudasse como esse sensor de planta específico funciona sem a interferência de outros comprimentos de onda da luz.

Os resultados mostraram que o  fitocromo B funciona como um sensor de temperatura durante o dia no verão. Os resultados também levaram ao HEMERA, um ativador de transcrição que ativa genes sensíveis à temperatura que controlam o crescimento das plantas, que a equipe considera como o controle mestre para a detecção de temperatura nas plantas.

Os pesquisadores planejam expandir seu estudo para entender melhor como as plantas reagem à temperatura em níveis moleculares.  Eles percebem que as descobertas ajudarão outros pesquisadores a projetar culturas que produzam melhores rendimentos em climas mais quentes.

"É importante entender como as plantas respondem à temperatura para prever não apenas a disponibilidade futura de alimentos, mas também para desenvolver novas tecnologias para ajudar as plantas a lidar com o aumento das temperaturas", disse Meng Chen.

Fonte: Agrolink
GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS