NOTÍCIAS
10/10/2018
Soja em queda no Brasil

"Nível de preço é enganoso, que o que realmente conta é o lucro", diz T&F

Os preços oferecidos pela soja nos portos brasileiros nesta terça-feira (09.10) foram os mesmos valores líquidos que resultavam nas praças do interior há uma semana. De acordo com o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco, isso ocorreu devido às duas fortes quedas do Dólar nos últimos dias, depois de conhecidos os resultados iniciais da disputa eleitoral no Brasil.

“Os vendedores, principalmente agricultores, tem que se lembrar que o nível de preço é enganoso, que o que realmente conta é o lucro. Neste sentido há que se dizer que, se de um lado os preços da soja caíram, por outro os preços dos insumos deverão cair na mesma proporção ou similar”, ressalta o especialista. 

Além disso, segundo Pacheco, os preços permaneceram tempo suficiente (mais de seis meses) para os agricultores fecharem seus lotes com lucros expressivos, tanto para a safra 2017/18 como para a safra 2018/19: “E a maioria deles realmente aproveitou a chance. Foram negociados mais de 85% da primeira e mais de 35% da segunda até o momento, cobrindo a maior parte dos custos da safra”.

A pesquisa Cepea desta terça-feira registrou queda de 0,84% nos preços médios dos portos, a R$ 90,83/saca, aumentando as perdas de outubro para 5,01%. Já a pesquisa dos preços no interior registrou queda maior, de 2,12%, para R$ 84,09/saca, aumentando a queda mensal de outubro para 5,51%. 


“Os elementos eventualmente positivos no horizonte são o clima nos EUA e a possibilidade de falta de chuva no Brasil entre out-dez deste ano”, conclui o analista da T&F.

Fonte:Agrolink

GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
09/07/2015