NOTÍCIAS
26/09/2018
Aplicativo permite monitoramento global do trigo
Pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade do Kansas (KU), desenvolveram um aplicativo que permite o monitoramento e a geração de banco de dados sobre epidemias de brusone do trigo no mundo. Intitulado de Pic-a-Wheat-Field, ou “fotografe um campo de trigo”, em livre tradução livre, o aplicativo pode ser acessado pelo celular em sistemas iOS ou Android.

A expectativa da Embrapa é de que, já nos próximos meses, o Pic-a-Wheat-Field já consiga interagir com outro aplicativo, o Sisalert, que foi desenvolvido pela empresa buscando analisar dados climáticos e incidência de epidemias em lavouras. Com a novidade tecnológica, o produtor conseguirá fotografar a lavoura e, com a ativação do GPS, poderá localizar a área infestada com a doença no mapa do globo.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo José Maurício Fernandes, o banco de dados do sistema possui um algoritmo que irá procurar a existência de uma estação meteorológica no raio de 100 km do local da foto. Caso o diagnóstico for positivo, o sistema pode avaliar as condições meteorológicas que desencadearam a doença. “Os dados coletados no sistema deverão servir para o ajuste fino dos modelos de simulação da ocorrência da brusone no trigo baseados em dados meteorológicos”, comenta.

Após cadastrar o seu login e senha, o usuário poderá acessar o aplicativo de qualquer dispositivo móvel e encontrará atualizações nos idiomas inglês, português e espanhol e também o mapa. “O mapa de distribuição da brusone facilitará a adoção de medidas de controle na eminência de surgimento de uma epidemia ou mesmo na total ausência da doença”, conclui Fernandes.

Fonte: Agrolink
GALERIA DE FOTOS
Nenhuma imagem cadastrada.
 
OUTRAS NOTÍCIAS